A Usina Hidrelétrica de Itaipu, localizada na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, no Rio Paraná, alcançou um novo marco histórico de produção. A barragem gerou 3,1 bilhões de megawatts-hora (MWh) desde sua inauguração em 1984. O feito, atingido na última sexta-feira, dia 5 de setembro, foi divulgado nesta segunda-feira (8) pela Itaipu Binacional.
A quantia impressionante de energia é suficiente para abastecer o mundo por 44 dias ou o Brasil por mais de seis anos. Segundo o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, a marca é um reflexo do trabalho conjunto entre os dois países. “É o reflexo de décadas de trabalho conjunto entre brasileiros e paraguaios, inovação tecnológica e compromisso com o desenvolvimento sustentável”, afirmou ele.
Construída a partir de 1973, a usina se tornou a maior produtora de energia elétrica do mundo. A produção do empreendimento é dividida igualmente entre o Brasil e o Paraguai, com o excedente do lado paraguaio sendo vendido ao parceiro estratégico.
A hidrelétrica responde por cerca de 9% do consumo elétrico brasileiro, atuando como uma “bateria natural” para o sistema, garantindo a estabilidade da rampa de consumo no final do dia. Para Renato Sacramento, diretor-técnico-executivo, o papel da usina é “garantir a confiabilidade e a segurança operacional” de um sistema que incorpora cada vez mais fontes renováveis.
Fonte: https://newsrondonia.com.br/noticias/2025/09/09/itaipu-bate-recorde-historico-de-producao-de-energia-eletrica/