Fonte de dados meteorológicos: Wettertrend 30 tage
VEM COM O VIVA SORTE - A SORTE DESSE DOMINGO PODE SER SUA

Ministério da Saúde aprova parcerias para Butantan Farma produzir remédios estratégicos para o SUS

O Ministério da Saúde (MS) aprovou cinco novas Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDP), que envolvem a futura Butantan Farma e empresas privadas, para aumentar a produção nacional de medicamentos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A Butantan Farma é a nova denominação da Fundação para o Remédio Popular Chopin Tavares de Lima (Furp), cuja incorporação pelo Instituto Butantan foi aprovada em 11 de novembro pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

O anúncio foi feito durante reunião plenária do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde nesta segunda-feira (24), com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Ampliação da produção nacional e investimento recorde

As parcerias visam ampliar a oferta de medicamentos para tratamento de:

Doenças raras: Incluindo fibrose cística (Ivacaftor 150mg) e amiloidose (Tafamidis Meglumina 20mg).

Doenças oncológicas: Como leucemias (Dasatinibe 20 e 100mg) e carcinoma de células renais (Pazopanibe 200mg e 400mg).

Doenças negligenciadas: Como o antirretroviral (HIV) Dolutegravir 50mg + Lamivudina 300mg.

O Ministério da Saúde também anunciou um investimento de R$ 15 bilhões no setor industrial e fechou um total de 31 novas PDPs para ampliar a produção nacional de produtos estratégicos para o SUS e a oferta de vacinas para a população.

A seleção de novos projetos de PDP, que promove a transferência de tecnologia ao país, foi retomada pelo governo após um hiato desde 2017, recebendo um recorde de 147 novos projetos no chamamento público.

As empresas privadas parceiras da Butantan Farma incluem Cristália, Prati & Donaduzzi, Biocon Pharma e Nortec, e Blanver e Cyg Biotech.

Veja mais notícias



Fonte: https://newsrondonia.com.br/saude/2025/11/26/ministerio-da-saude-aprova-parcerias-para-butantan-farma-produzir-remedios-estrategicos-para-o-sus/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem