A Polícia Civil de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DENARC) de Porto Velho, deflagrou na manhã desta sexta-feira (7) a fase ostensiva da Operação Matriarca. A ação, que integra a Operação Narke V do Ministério da Justiça, visa desarticular uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
Mais de 50 medidas cautelares estão sendo cumpridas em Porto Velho (RO), Guajará-Mirim (RO) e Apuí (AM). Entre as medidas estão mandados de prisão, busca e apreensão, além de bloqueio de bens e quebra de sigilo bancário e fiscal. A operação conta com o apoio da CORE, DEPOM, DPE, DECCOR, DHPP, Polícia Federal, Polícia Civil do Amazonas e Receita Federal.
Investigação e estrutura do grupo
O trabalho de investigação teve início após a apreensão de drogas em uma transportadora de Porto Velho, realizada em conjunto com a Receita Federal. As apurações revelaram uma rede estruturada de distribuição interestadual de entorpecentes, com conexão entre Rondônia e Amazonas.
As equipes policiais identificaram uma alta movimentação financeira proveniente do comércio ilegal de drogas. O nome da operação, Matriarca, faz referência à líder do grupo criminoso, que é mãe de um dos principais investigados.
A Polícia Civil de Rondônia reafirma seu compromisso com o enfrentamento ao tráfico e ao crime organizado na defesa da sociedade.
Fonte: https://newsrondonia.com.br/policia/2025/11/07/policia-civil-deflagra-operacao-matriarca-contra-trafico-e-lavagem-de-dinheiro/
