Fonte de dados meteorológicos: Wettertrend 30 tage
VEM COM O VIVA SORTE - A SORTE DESSE DOMINGO PODE SER SUA

Brasileiro fala menos de política no WhatsApp e evita conflitos

O brasileiro fala menos de política no WhatsApp, de acordo com a pesquisa Os Vetores da Comunicação Política em Aplicativos de Mensagens, divulgada nesta segunda-feira, 15 de dezembro de 2025. O levantamento, conduzido pelo centro independente InternetLab e pela Rede Conhecimento Social, aponta uma queda na frequência de compartilhamento de notícias sobre política em grupos sociais no aplicativo.

A pesquisa revelou que a maioria das pessoas que utiliza o WhatsApp está em grupos de família (54%) e de amigos (53%), e 38% participam de grupos de trabalho. Contudo, apenas 6% dos usuários estão em grupos específicos de debates de política, uma redução em relação aos 10% registrados na pesquisa de 2020.

Ao analisar o conteúdo dos grupos mais comuns (família, amigos e trabalho), os pesquisadores constataram uma queda na frequência de mensagens sobre política, políticos e governo entre 2021 e 2024. Em 2021, 34% dos entrevistados citavam o grupo de família como o de maior incidência dessas notícias; em 2024, esse percentual caiu para 27%. Nos grupos de amigos, a queda foi de 38% para 24%, e nos de trabalho, de 16% para 11%.

Receio de Expressar Opinião e Agressividade

Um dos principais achados do estudo é o receio em compartilhar opiniões políticas. Pouco mais da metade (56%) dos entrevistados disseram sentir medo de emitir opinião sobre política, justificando que o ambiente está “muito agressivo”.

Essa percepção de agressividade é sentida por todas as vertentes políticas: 63% das pessoas de esquerda, 66% das de centro e 61% das de direita. “Acho que os ataques hoje estão mais acalorados. Então, às vezes você fala alguma coisa e é mais complicado, o pessoal não quer debater, na verdade, já quer ir para a briga mesmo”, relatou uma entrevistada de 36 anos, de Pernambuco.

Os dados confirmam que se consolidaram os comportamentos para evitar conflitos nos grupos: 52% dos entrevistados se policiam cada dia mais sobre o que falam, e 50% evitam falar de política no grupo da família para fugir de brigas. Além disso, 65% dos participantes afirmam evitar compartilhar mensagens que possam atacar os valores de outras pessoas. Como resultado, 29% dos respondentes já saíram de grupos onde não se sentiam confortáveis para expressar sua opinião política.

Estratégias de Comunicação Política no WhatsApp

Embora o receio de conflito prevaleça, o levantamento também identificou que uma parcela dos usuários mantém o posicionamento político. Cerca de 12% das pessoas compartilham algo considerado importante mesmo que possa causar desconforto. Além disso, 18% afirmam que, quando acreditam em uma ideia, a compartilham mesmo que pareça ofensiva.

Entre os 44% que se consideram seguros para falar sobre política no WhatsApp, foram mapeadas as seguintes estratégias para se comunicar:

34% acham que é melhor falar sobre política no privado do que em grupos;

30% acham que mandar mensagens de humor é um bom jeito de falar sobre política sem provocar brigas;

29% falam sobre política apenas em grupos com pessoas que pensam igualmente.

Os entrevistados demonstraram uma tendência à individualização ou à segregação de opiniões. “Eu gosto de discutir, mas é individualmente. Eu não gosto de expor isso para todo mundo”, comentou um entrevistado de 32 anos do Espírito Santo.

O Amadurecimento no Uso do Aplicativo

Heloisa Massaro, diretora do InternetLab e uma das autoras do estudo, avalia que o WhatsApp é uma ferramenta “arraigada” no cotidiano. Segundo Heloisa, ao longo dos anos, as pessoas têm desenvolvido normas éticas próprias para lidar com a comunicação política no aplicativo, principalmente nos grupos.

“Elas se policiam mais, relatam um amadurecimento no uso”, disse a autora sobre as interações no ambiente virtual.

A pesquisa foi realizada online com 3.113 pessoas com 16 anos ou mais, de todas as regiões do país, no período de 20 de novembro a 10 de dezembro de 2024.

Veja mais notícias



Fonte: https://newsrondonia.com.br/noticias/2025/12/16/brasileiro-fala-menos-de-politica-no-whatsapp-e-evita-conflitos/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem