Fonte de dados meteorológicos: Wettertrend 30 tage
VEM COM O VIVA SORTE - A SORTE DESSE DOMINGO PODE SER SUA

Papa Leão XIV apela por rejeição ao “horror da guerra” no Oriente Médio

O Papa Leão XIV encerrou sua visita de três dias ao Líbano, a primeira desde que assumiu o pontificado. Nesta terça-feira, 02 de dezembro, o chefe da Igreja Católica celebrou uma missa ao ar livre em Beirute, reunindo cerca de 150 mil pessoas.

Durante a homilia, o papa apelou para que o Oriente Médio adote “novas abordagens”. Ele pediu que a região rejeite a “mentalidade de vingança e violência”. O objetivo é superar as divisões políticas, sociais e religiosas para que a paz prevaleça.

Leão XIV também fez um apelo para que a comunidade internacional não poupe esforços. O foco deve ser a promoção de processos de diálogo e reconciliação na região, marcada por conflitos.

Justiça no Porto de Beirute e consolo às famílias

Antes de celebrar a missa, o Papa Leão XIV esteve no local da explosão do Porto de Beirute, ocorrida em agosto de 2020. A área se tornou um símbolo de impunidade e disfunção oficial no país.

O papa rezou em silêncio ao lado do monumento aos mortos e cumprimentou, um a um, os familiares das 218 vítimas. A explosão, causada por centenas de toneladas de nitrato de amônia, não teve responsáveis condenados até hoje.

Cecile Roukoz, cujo irmão, Joseph Roukoz, morreu na explosão, estava presente. Ela afirmou que a visita do papa envia claramente a mensagem de que a explosão foi um crime.

Mensagem de esperança e união para o Líbano

O papa norte-americano procurou levar uma mensagem de paz ao Líbano, que enfrenta anos de crises econômicas e políticas, além de receios de novos conflitos, especialmente com Israel.

Ele citou os problemas que os libaneses enfrentam, mas exortou-os a não se resignarem. O papa pediu que os libaneses encontrem formas de manter a esperança.

“Deixemos a armadura das nossas divisões étnicas e políticas, abramos as nossas confissões religiosas ao encontro mútuo”, afirmou. Ele apelou para que o Líbano seja um “sinal profético de paz” e uma “casa de justiça e fraternidade”.

Leão XIV começou o último dia da visita com uma ida ao hospital De La Croix, especializado em tratamento de pessoas com problemas psicológicos.

Veja mais notícias



Fonte: https://newsrondonia.com.br/mundo/2025/12/03/papa-leao-xiv-apela-por-rejeicao-ao-horror-da-guerra-no-oriente-medio/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem