Fonte de dados meteorológicos: Wettertrend 30 tage
VEM COM O VIVA SORTE - A SORTE DESSE DOMINGO PODE SER SUA

Nova metodologia para Escritório de Gerenciamento de Projetos é apresentada para servidores de Tecnologia

Foi apresentada a Metodologia para Escritório de Gerenciamento de Projetos para servidores da superintendência

Com o objetivo de melhorar a organização dos projetos e alinhar a atuação das equipes no planejamento e execução das demandas, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) apresentou, na quarta-feira (24), a Metodologia para Escritório de Gerenciamento de Projetos, para servidores da superintendência.  

Alinhadas às diretrizes do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), a iniciativa marca um avanço na organização e padronização dos processos internos e vem acompanhada de uma Cartilha de Boas Práticas, desenvolvida para orientar servidores e equipes na aplicação da metodologia.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, iniciativas como esta evidencia um avanço na modernização da gestão pública. “Investimos em organização, planejamento e tecnologia para garantir que os projetos sejam executados com mais eficiência e tragam resultados concretos para a população”, destacou. 

A Metodologia de Escritório de Projetos (MEP) estabelece um modelo estruturado para condução dos projetos, definindo etapas, papéis e responsabilidade, além de ferramentas essenciais para planejamento, execução e monitoramento. Entre os principais instrumentos estão:

  • O termo de abertura; 
  • o mapeamento das partes interessadas;
  • a matriz de responsabilidades (RACI);
  • a gestão de riscos;
  • o controle de mudanças; e 
  • os procedimentos de encerramento.

De acordo com o modelo apresentado, os projetos passam a seguir um fluxo organizado em cinco fases: iniciação, planejamento, execução, monitoramento, controle e o encerramento. Essa estrutura proporciona maior previsibilidade, transparência e acompanhamento dos resultados, contribuindo para decisões mais estratégicas.

Como complemento, a Cartilha de Boas Práticas foi desenvolvida com linguagem simples, reunindo orientações práticas para facilitar a aplicação da metodologia no dia a dia das equipes. O objetivo do material é apoiar servidores e gestores na adoção de padrões e na melhoria dos processos.

Com a implantação do Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO), a Setic ratifica o propósito  de uma gestão orientada a resultados, promovendo maior alinhamento estratégico, uso eficiente dos recursos públicos e entrega de soluções mais eficazes para a sociedade.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

O post Nova metodologia para Escritório de Gerenciamento de Projetos é apresentada para servidores de Tecnologia apareceu primeiro em Governo do Estado de Rondônia.



Fonte: https://rondonia.ro.gov.br/nova-metodologia-para-escritorio-de-gerenciamento-de-projetos-e-apresentada-para-servidores-de-tecnologia/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem